São Paulo – Uma marca de remédio para cólicas causou a ira de muitas mulheres ao chamar as dores da cólica de “mimimi” – expressão para falar que uma reclamação é sem sentido ou é pura frescura.

A nova campanha da farmacêutica Sanofi – que produz o medicamento Novalfem – criada pela agência Publicis apresentou peças com a expressão “Sem mimimi”.

A marca usou frases como “Que fique claro, somos a geração das mulheres #SemMimimi” e “Se você não tem tempo para mimimi, descubra Novalfem”.

A campanha partiu de uma pesquisa de campo que mostrava que 75% das mulheres deixam de cumprir com tarefas do dia a dia por conta das fortes dores vindas da cólica menstrual.

Chamar as dores de frescura não foi perdoado por muitas mulheres que ficaram sabendo da campanha. No Facebook, muitas criticaram a marca.

“Foram extremamente infelizes, jamais uma dor pode ser tratada dessa forma”. Outra escreveu: “Não tem uma mulher na agência para levantar a mãozinha e dizer ‘Olha, cólica não é frescura’?”.

Mulheres que sofrem de endometriose, inflamação no endométrio durante as menstruações (o que provoca dores ainda mais severas), também apareceram para apontar o erro da campanha.

“Eu, como portadora de Endometriose Severa, digo que essa propaganda é de total desrespeito. Você não pode imaginar o quanto sofremos. É triste ler isso”, disse uma delas.

Explicações da marca

A Novalfem, lendo todas as críticas, disse que tudo não passou de um equívoco. Segundo eles, a expressão “mimimi” da campanha não se refere à frescura. É, sim, uma “releitura” para expressar a sensação incômoda das cólicas.

Em certo trecho das peças publicitárias da campanha, de fato há a ideia de que a marca talvez não tenha entendido o que quer dizer “mimimi” e usou a palavra para expressar algo como “dores da cólica”. Ela diz: “Aí aparece o mimimi, um estado que só as mulheres compreendem, e que pode tornar o seu dia ainda mais difícil”.

Mas a explicação não colou muito. Ainda assim houve críticas. Uma leitora comentou: “Machista, sexista, preconceituosa, desonesta, julgadora. Chega a ser abusiva essa propaganda”.

Explicação da Publicis

A agência responsável pela campanha escreveu uma nota oficial hoje (10) para explicar a campanha e tentou reparar o erro.

“Nosso objetivo com a campanha de Novalfem é ajudar as mulheres que sentem dores leves e moderadas a conseguir manter a rotina e aliviar o desconforto, usando um tom leve para falar de um assunto sério. Em nenhum momento, tivemos a intenção de minimizar as dores das mulheres ou de ofender quem sofre com doenças e problemas mais graves, para os quais a consulta a um médico é sempre aconselhada”.

A campanha do medicamento foi estrelada pela cantora Preta Gil. No vídeo, uma música que diz “Acabou o mimimi”.

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/marca-causa-polemica-ao-chamar-colica-de-mimimi


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São Paulo –  A marca Novalfem, responsável pelo comercial que chamava as dores da cólica menstrual de “mimimi” (frescura), cancelou a sua campanha.

A decisão se deu após centenas de reclamações de mulheres que ficaram ofendidas com a abordagem da marca. Elas deixaram claro que as reclamações não são frescura e que cólica é assunto sério, mesmo porque há mulheres que sofrem de endometriose.

Em um comunicado, a marca explicou: “A opinião de nossos consumidores sempre foi importante para nós e, em consideração a eles, decidimos interromper a campanha #SemMimimi, de Novalfem”.

“Lamentamos, sinceramente, que pessoas tenham se sentido desrespeitadas pela iniciativa pois, de maneira alguma, tivemos a intenção de minimizar ou desqualificar a dor de quem a sente”, completou.

Preta Gil

A cantora Preta Gil, garota-propaganda do comercial que fazia parte da campanha, comentou em sua conta no Instagram sobre o cancelamento

Ela se solidarizou com as mulheres que se sentiram ofendidas com a marca e disse que, quando aceitou o convite para o trabalho, não considerou que havia algo de errado.

“Quando fui convidada para fazer a campanha #SemMimimi, fiquei muito feliz e achei a ideia super divertida e pra cima. A campanha nasceu para discutir um assunto sério de uma forma leve, humorada, que tem tudo a ver comigo. Em nenhum momento enxerguei como algo machista ou que desmerecesse quem sente cólicas fortes. Mas o fato foi que muitas mulheres se sentiram desrespeitadas. Li muitas coisas e me solidarizo com a maioria dos depoimentos e em consideração a elas, a campanha foi interrompida. Muitos beijos com carinho, Preta”, escreveu.

O comercial já foi retirado da página da Novalfem no Facebook.

Conar

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) já abriu um processo para apurar o caso, depois de receber reclamações de alguns consumidores. Mas, seja qual for a decisão, a marca já decidiu retirar do ar as peças publicitárias.

Geralmente, o conselho (que tem efeito regulatório, não toma medidas de caráter legal) acaba pedindo uma alteração na campanha ou sua imediata suspensão.

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/marca-cancela-campanha-do-mimimi-e-preta-gil-comenta-erro